O SUCESSO DA EDUCAÇÃO DIGITAL TAMBÉM DEPENDE DO PROFESSOR
Todos nós educadores somos responsáveis pelo sucesso de nossos alunos. Nos anos finais/ensino médio quando existe um professor para cada disciplina, retiramos nossa responsabilidade e deixamos para o professor de portugês como único responsa - responsável em deseSe nós professores conseguirmos romper o isolamento de nossas aulas/disciplinas, utilizando de forma produtiva nossas coordenações, encontros e cursos para uma prática de compartilhamento, debate e construção coletiva, poderemos encontrar so- lução para os diversos problemas que assolam nossas escolas: indisciplina, violência e desinteresse. A cultura digital é parte cotidiana dos nossos alunos. Nós professores é que precisamos nos apropriar dContinuando nossa série de reflexões de como sermos um professor digital, trataremos de um aspecto que a meu ver é crucial: “o medo de errar”.O brinquedo enquanto elemento lúdico de aprendizagem ajuda o desenvolvimento das crianças. As descobertas, tentativas e confirmações de teses que se formam, montam o repertório do conhecimento infantil. Nossos jovens encaram o computador, celulares, tablets e o que mais possua uma tela colorida e vistosa desta maneira, lúdica. Não perdem tempo lendo manuais. Simplesmente tentam sem medo algum. Em pouco tempo de exploração tornam-se experts e dominam com uma facilidade que nos fascina. Existe um fator determinante nestas aprendizagens: a memória. Eles prestam atenção em tudo, memorizam os passos lógicos. Conseguem memorizar a dinâmica dos passos para cada tarefa. Também a falta de conceitos (ou preconceitos), facilita nesta atividade exploratória. Não trazem a imensa carga negativa do NÃO FAÇA ISTO OU AQUILO. Como são deixados livremente sem interferência de adultos, aprendem naturalmente, (além de disporem de todo tempo do mundo) e compartilham entre si os conhecimentos adquiridos, num processo cooperativo, solidário que infelizmente nós adultos deixamos de vivenciar.Este método da tentativa acerto/erro é utilizado largamente. Como não partem de nenhuma premissa, mas testando as possibilidades existentes, acabam aprendendo por conta própria . Como já foi dito, a ausência de adultos apontando erros é o fator mais significativo dentro deste processo. Como professores temos como dever de ofício, corrigir , apontar e destacar os erros. Ensinar o certo é nossa obrigação, porém a forma como atuamos acaba bloqueando e vamos inconscientemente cortando todo tipo de expressão. Quando nossos alunos chegam ao final de sua escolarização, se fosse realizada uma avaliação “real” dos resultados alcançados ao longo deste processo, teríamos uma triste constatação: não conseguimos formar leitores, escritores, pesquisadores, artistas e principalmente cidadãos críticos e atuantes. Bom voltando ao nosso foco da questão do erro. O feitiço acaba virando contra o feiticeiro. O nosso medo de errar acaba se transformando em nosso maior inimigo. Nossa autocrítica penaliza nossa atuação frente às telas digitais.Agora relembre como foi seu passado estudantil, o momento político que viveu, sua formação educativa e como era a sociedade.Nossa educação foi individualista, competitiva (continua) e fazíamos parte de equipes. Nosso mundo atual vive profundas contradições. Exige um desenvolvimento sustentável e continua sua ação predadora dos recursos naturais, num consumismo extremado. No campo das comunicações a popularização da internet causou mudanças dos paradigmas até então vigentes. A informação passou a ser veiculada sem restrições, barreiras ou restrita aos grupos que detinham o saber. Hoje temos acesso ON LINE de tudo que acontece. Essa nova forma de trabalhar não faz parte do nosso repertório. Precisamos urgentemente fazer esse UPGRADE. Nossos hardwares e softwares estão totalmente ultrapassados. E vivemos esse conflito em nossas escolas. Essa dificuldade não é privilégio do Brasil, mas acontece em todo planeta. Os outros por possuírem mais recursos estão um pouco mais avançados, mas em relação à metodologia a ser utilizada, ainda não houve tempo para serem criadas, testadas e cientificamente aprovadas, como bem gosta a academia. Estagnados, assistimos avanços e novidades. Ondas surgem a todo instante: ICQ, MSN, ORKUT! FACEBOOK! YOUTUBE….e haja novidade para acompanhar. Estamos tão ocupados com o passado (90%), que sequer dispomos de tempo para nossa atualização e utilizamos apenas de 10% para o nosso futuro. É como se estivéssemos dirigindo o carro da educação olhando pelo retrovisor.Esta nossa inclusão digital está passando da hora. A utilização do computador/internet em nossas escolas e salas de aula passa pela apropriação do professor desta ferramenta poderosa. Não faz parte de nossa formação essa apropriação, utilização e divulgação ? Enquanto formadores, incentivar o uso do computador/internet não é nosso papel ? Estamos esperando o quê ou quem ? faz-se caminho ao andar..” Uma das possibilidades deste AVA (ambiente virtual de aprendizagem) é essa comunicação assíncrona, ou seja, podemos responder em outro momento, em qualquer lugar. Habituarmos com este debate que vai ocorrendo aos poucos, acompanhar a linha do pensamento que vai ficando registrado e particularmente, eu vejo uma característica facilitadora: o emocional controlado, com a revisão do que está sendo dito. Este processo de fala/escrita necessita ser praticado por nós como uma atividade cotidiana. São reflexões abertas e neste espaço blog que todos nós possuímos vamos pontuando nossas análises, impressões e reflexões . Bem-vindos à Web 2.0…..

Com certeza, o professor deve estar antenado e atualizado quando o assunto é informática e educação. Nossos alunos acompanham a tecnologia com muito mais rapidez e por isso o professor deve estar sempre informatizado!
ResponderExcluirVilma, realmente é um desafio por parte dos profissionais da educação, pois em se tratando de manusear a criança lidera com facilidade, então para que as aulas tornem-se prazerosas um compromisso por parte dos professores deve existir para que as perspectivas educativas evidenciem projetos evolutivos no desempenho dos futuros cidadãos. Muito boa sua notícia.
ResponderExcluirVilma,o tema escolhido por você é realmente de extrema importância,pois cabe ao professor junto aos demais orgãos propiciar a inserção do alunos ao mundo da tecnologia.
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